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segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SIMULADÃO ENEM (NOVO) - SITE GLOBO

QUESTÃO – 01 - HUMANAS
A Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
desenvolveu o projeto “Comunidades Negras de Santa Catarina”, que tem como objetivo
preservar a memória do povo afrodescendente no sul do País. A ancestralidade negra é abordada
em suas diversas dimensões: arqueológica, arquitetônica, paisagística e imaterial. Em regiões
como a do Sertão de Valongo, na cidade de Porto Belo, a fixação dos primeiros habitantes
ocorreu imediatamente após a abolição da escravidão no Brasil. O Iphan identificou nessa região
um total de 19 referências culturais, como os conhecimentos tradicionais de ervas de chá, o
plantio agroecológico de bananas e os cultos adventistas de adoração.
Disponível em:
.
Acesso em: 1 jun. 2009. (com adaptações).


O texto acima permite analisar a relação entre cultura e memória, demonstrando que
(A) as referências culturais da população afrodescendente estiveram ausentes no sul do País,
cuja composição étnica se restringe aos brancos.
(B) a preservação dos saberes das comunidades afrodescendentes constitui importante
elemento na construção da identidade e da diversidade cultural do País.
(C) a sobrevivência da cultura negra está baseada no isolamento das comunidades tradicionais,
com proibição de alterações em seus costumes.
(D) os contatos com a sociedade nacional têm impedido a conservação da memória e dos
costumes dos quilombolas em regiões como a do Sertão de Valongo.
(E) a permanência de referenciais culturais que expressam a ancestralidade negra compromete
o desenvolvimento econômico da região.

RESPOSTA CORRETA LETRA (B)
Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

QUESTÃO – 02 - HUMANAS
O tráfico de escravos em direção à Bahia pode ser dividido em quatro períodos:
1.o – O ciclo da Guiné durante a segunda metade do século XVI;
2.o – O ciclo de Angola e do Congo no século XVII;
3.o – O ciclo da Costa da Mina durante os três primeiros quartos do século XVIII;
4.o – O ciclo da Baía de Benin entre 1770 e 1850, estando incluído aí o período do tráfico clandestino.
A chegada dos daomeanos (jejes) ocorreu nos dois últimos períodos. A dos nagô-iorubás
corresponde, sobretudo, ao último. A forte predominância dos iorubás na Bahia, de seus usos e
costumes, seria explicável pela vinda maciça desse povo no último dos ciclos.
VERGER, Pierre. Fluxo e refluxo do tráfico de escravos entre o golfo do Benin e a Bahia de Todos os Santos: dos
séculos XVII a XIX. Tradução de Tasso Gadzanis. São Paulo: Corrupio, 1987. p. 9. (com adaptações).
Os diferentes ciclos do tráfico de escravos da costa africana para a Bahia, no Brasil, indicam que
(A) o início da escravidão no Brasil data do século XVI, quando foram trazidos para o Nordeste
os chamados “negros da Guiné”, especialistas na extração de ouro.
(B) a diversidade das origens e dos costumes de cada nação africana é impossível de ser
identificada, uma vez que a escravidão moldou os grupos envolvidos em um processo
cultural comum.
(C) os ciclos correspondentes a cada período do tráfico de diferentes nações africanas para a
Bahia estão relacionados aos distintos portos de comercialização de escravos.
(D) o tráfico de escravos jejes para a Bahia, durante o ciclo da Baía de Benin, ocorreu de forma
mais intensa a partir do final do século XVII até a segunda metade do século XVIII.
(E) a escravidão nessa província se estendeu do século XVI até o início do século XVIII,
diferentemente do que ocorreu em outras regiões do País.

RESPOSTA CORRETA LETRA (C)
Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e
artístico em diferentes sociedades.




QUESTÃO 06 - HUMANAS
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos
econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho
de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos
braços do povo. [...] Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através
da Petrobrás, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma.
VARGAS, Getúlio. Carta Testamento, Rio de Janeiro, 23/08/1954 (fragmento).
Disponível em: .
Acesso em: 26 jun. 2009.
O contexto político tratado refere-se a um significativo período da história do Brasil, o 2º Governo
de Vargas (1951-1954), que foi marcado pelo aumento da infiltração do Partido Comunista
Brasileiro (PCB) nos sindicatos e pelo distanciamento entre Getúlio e os militares que o haviam
apoiado durante o Estado Novo. O conteúdo da carta testamento de Getúlio aponta para a
(A) existência de um conflito ideológico entre as forças nacionais e a pressão do capital
internacional.
(B) tendência de instalação de um governo com o apoio do povo e sob a égide das
privatizações.
(C) construção de um pacto entre o governo e a oposição visando fortalecer a Petrobrás.
(D) iminência de um golpe protagonizado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).
(E) pressão dos militares contra o monopólio estatal sobre a exploração e a comercialização do
petróleo.

RESPOSTA CORRETA LETRA (A)





QUESTÃO – 07 - SIMULADÃO
A crise de 1929 e dos anos subsequentes teve sua origem no grande aumento da produção
industrial e agrícola, nos EUA, ocorrido durante a 1ª Guerra Mundial, quando o mercado
consumidor, principalmente o externo, conheceu ampliação significativa. O rápido crescimento da
produção e das empresas valorizou as ações e estimulou a especulação, responsável pela
"pequena crise" de 1920-21. Em outubro de 1929, a venda cresceu nas Bolsas de Valores,
criando uma tendência de baixa no preço das ações, o que fez com que muitos investidores ou
especuladores vendessem seus papéis. De 24 a 29 de outubro, a Bolsa de Nova York teve um
prejuízo de US$ 40 bilhões. A redução da receita tributária que atingiu o Estado fez com que os
empréstimos ao exterior fossem suspensos e as dívidas, cobradas; e que se criassem também
altas tarifas sobre produtos importados, tornando a crise internacional.
RECCO, C. História: a crise de 29 e a depressão do capitalismo.
Disponível em: .
Acesso em: 26 out. 2008. (com adaptações).
Os fatos apresentados permitem inferir que
(A) as despesas e prejuízos decorrentes da 1ª Guerra Mundial levaram à crise de 1929, devido
à falta de capital para investimentos.
(B) o significativo incremento da produção industrial e agrícola norte-americana durante a 1ª
Guerra Mundial consistiu num dos fatores originários da crise de 1929.
(C) a queda dos índices nas Bolsas de Valores pode ser apontada como causa do aumento dos
preços de ações nos EUA em outubro de 1929.
(D) a crise de 1929 eclodiu nos EUA a partir da interrupção de empréstimos ao exterior e da
criação de altas tarifas sobre produtos de origem importada.
(E) a crise de 1929 gerou uma ampliação do mercado consumidor externo e,
consequentemente, um crescimento industrial e agrícola nos EUA.

RESPOSTA CORRETA LETRA (B)
Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações
Socioespaciais.




QUESTÃO 08 - HUMANAS
A economia solidária foi criada por operários, no início do capitalismo industrial, como resposta à
pobreza e ao desemprego que resultavam da utilização das máquinas, no início do século XIX.
Com a criação de cooperativas (de produção, de prestação de serviços, de comercialização ou de
crédito), os trabalhadores buscavam independência econômica e capacidade de controlar as
novas tecnologias, colocando-as a serviço de todos os membros da empresa. Essa ideia persistiu
e se espalhou: da reciclagem ao microcrédito, já existem milhares de empreendimentos desse tipo
hoje em dia, em várias partes do mundo. Na economia solidária, todos os que trabalham são
proprietários da empresa. Trata-se da possibilidade de uma empresa sem divisão entre patrão e
empregados, sem busca exclusiva pelo lucro e mais apoiada na qualidade do que na quantidade
de trabalho, em convivência com a economia de mercado.
SINGER, Paul. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil.
Disponível em: .
Acesso em: 23 mar. 2009. (com adaptações).

A economia solidária, no âmbito da sociedade capitalista, institui complexas relações sociais,
demonstrando que
(A) a fraternidade entre patrões e empregados, comum no cooperativismo, tem gerado
soluções criativas para o desemprego desde o início do capitalismo.
(B) a rejeição ao uso de novas tecnologias torna a empresa solidária mais ecologicamente
sustentável que os empreendimentos capitalistas tradicionais.
(C) a prosperidade do cooperativismo, assim como a da pirataria e das formas de economia
informal, resulta dos benefícios do não pagamento de impostos.
(D) as contradições inerentes ao sistema podem resultar em formas alternativas de produção.
(E) o modelo de cooperativismo dos regimes comunistas e socialistas representa uma
alternativa econômica adequada ao capitalismo.

RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

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