Promoções do Dia - SUBMARINO / Pesquisa Google

sábado, 7 de novembro de 2009

Questões Resolvidas - UFF - 2008 - 1° Fase - Multipla Escolha


RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

LEIA SOBRE LIBERALISMO NO LINK ABAIXO:
FONTE: pt.wikipedia.org
O Liberalismo é uma filosofia política que prima pela autonomia moral e econômica da sociedade civil em oposição à concentração do poder político. Apesar de diversas culturas e épocas apresentarem indícios das ideias liberais, o liberalismo definitivamente ganhou expressão moderna com os escritos de John Locke (1632-1704) e Adam Smith (1723-1790). Seus principais conceitos incluem individualismo metodológico e jurídico, liberdade de pensamento, liberdade religiosa, direitos fundamentais, estado de direito, governo limitado, ordem espontânea, propriedade privada, e livre mercado.
LEIA SOBRE ADAM SMITH NO LINK ABAIXO:
FONTE: pt.wikipedia.org








RESPOSTA CORRETA LETRA (C)

LEIA SOBRE CORONELISMO NO LINK ABAIXO:
FONTE: pt.wikipedia.org (CORONELISMO)


LEIA SOBRE MIGRAÇÃO NORDESTINA NO LINK ABAIXO:
FONTE: pt.wikipedia.org (MIGRAÇÃO NORDESTINA)
MIGRAÇÃO NORDESTINA
Migração nordestina, ou seja, de habitantes do Nordeste do Brasil para outras regiões do país, teve grande relevância na história da migração no Brasil desde a época do Império de D. Pedro II. Com o início do Primeiro Ciclo da Borracha em 1879, os nordestinos migraram para a Amazônia, fato que se repete com o Segundo Ciclo da Borracha durante a Segunda Guerra Mundial. Com o auge da industrialização no Brasil, entre as décadas de 1960 e 1980, a migração nordestina para a região Sudeste, em especial aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa. As capitais destes estados tornaram-se "terras de oportunidades".
Entre as décadas de 1980 e 1990 o fluxo migratório para o Sudeste diminuiu e surgiram também migrações para a região do Distrito Federal e e mais uma vez para o Amazonas.
Com a melhoria estrutural de outras regiões do Brasil, somada aos problemas que surgiram nas grandes cidades por causa da superpopulação, a migração nordestina diminuiu consideravelmente. Apesar de o Rio de Janeiro e São Paulo continuarem sendo importantes pólos de atração, a migração "polinucleada" tornou-se mais evidente.









RESPOSTA CORRETA LETRA (A)

LEIA SOBRE REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
FONTE: pt.wikipedia.org (REVOLUÇÃO INDUSTRIAL)
O motor a vapor
As primeiras máquinas a vapor foram construídas na Inglaterra durante o século XVIII. Retiravam a água acumulada nas minas de ferro e de carvão e fabricavam tecidos. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito. E os lucros dos burgueses donos de fábricas cresceram na mesma proporção. Por isso, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias.
As fábricas se espalharam rapidamente pela Inglaterra e provocaram mudanças tão profundas que os historiadores atuais chamam aquele período de Revolução Industrial. O modo de vida e a mentalidade de milhões de pessoas se transformaram, numa velocidade espantosa. O mundo novo do capitalismo, da cidade, da tecnologia e da mudança incessante triunfou.
As máquinas a vapor bombeavam a água para fora das minas de carvão. Eram tão importantes quanto as máquinas que produziam tecidos.
As carruagens viajavam a 12 km/h e os cavalos, quando se cansavam, tinham de ser trocados durante o percurso. Um trem da época alcançava 45 km/h e podia seguir centenas de quilômetros. Assim, a Revolução Industrial tornou o mundo mais veloz. Como essas máquinas substituiam a força dos cavalos, convencionou-se em medir a potência desses motores em HP (do inglês horse power ou cavalo-força).







RESPOSTA CORRETA LETRA (C)



LEIA SOBRE A TRANSFERÊNCIA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL
FONTE: pt.wikipedia.org (TRANSFERÊNCIA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL)
Mudanças ocorridas
Primeiro bilhete de banco, precursor das atuais cédulas, emitido pelo Banco do Brasil em 1810.
Entre as mudanças que ocorreram com a vinda da Família Real para o Brasil destacam-se:
a fundação do primeiro Banco do Brasil, em 1808;
a criação da Imprensa Régia e a autorização para o funcionamento de tipografias e a publicação de jornais também em 1808[9];
a criação da Academia Real Militar (1810);
a abertura de algumas escolas, entre as quais duas de Medicina – uma na Bahia e outra no Rio de Janeiro;
a instalação de uma fábrica de pólvora e de indústrias de ferro em Minas Gerais e em São Paulo;
a vinda da Missão Artística Francesa em 1816, e a fundação da Academia de Belas-Artes;
a mudança de denominação das unidades territoriais, que deixaram de se chamar "capitanias" e passaram a denominar-se de "províncias" (1821);
a criação da Biblioteca Real (1810), do Jardim Botânico (1811) e do Museu Real (1818), mais tarde Museu Nacional.




LEIA SOBRE COMPANHIA GERAL DE COMÉRCIO DO GRÃO-PARÁ E MARANHÃO
FONTE: pt.wikipedia.org (COMPANHIA GERAL DE COMÉRCIO DO GRÃO-PARÁ E MARANHÃO)
Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão foi uma empresa privilegiada, de carácter monopolista, criada pelo Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII, em Portugal.
Fundada em 1755, destinava-se a controlar e fomentar a actividade comercial com o o Estado do Grão-Pará e Maranhão, fortalecendo a prática do mercantilismo no reino.



CLICK NO LINK E LEIA SOBRE COMPANHIA GERAL DE COMÉRCIO DO GRÃO PERNAMBUCO E PARAÍBA
FONTE: pt.wikipedia.org (COMPANHIA GERAL DE COMÉRCIO DO GRÃO PERNAMBUCO E PARAÍBA)
Companhia Geral de Comércio de Pernambuco e Paraíba
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Companhia Geral de Comércio de Pernambuco e Paraíba foi uma empresa privilegiada, de carácter monopolista, criada pelo Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII, em Portugal.
Fundada em 1756, destinava-se a controlar e fomentar a actividade comercial com as capitanias de Pernambuco e Paraíba, no Estado do Brasil.
Maria I de Portugal extinguiu-lhe o monopólio, no início da década de 1780, no contexto da chamada "Viradeira".











RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

CLICK NO LINK E LEIA SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
FONTE: pt.wikipedia.org (REVOLUÇÃO INDUSTRIAL)
OBS: Leia o texto abaixo é bem claro que para época vou um avanço no que se diz de agilizar processos. Contudo, nem se compara com o atual momento em que vivemos. De uma lida no texto abaixo.
As carruagens viajavam a 12 km/h e os cavalos, quando se cansavam, tinham de ser trocados durante o percurso. Um trem da época alcançava 45 km/h e podia seguir centenas de quilômetros. Assim, a Revolução Industrial tornou o mundo mais veloz. Como essas máquinas substituiam a força dos cavalos, convencionou-se em medir a potência desses motores em HP (do inglês horse power ou cavalo-força).


CLICK E LEIA SOBRE GLOBALIZAÇÃO
FONTE: pt.wikipedia.org (GLOBALIZAÇÃO)
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como conseqüência o aumento acirrado da concorrência


CLICK NO LINK E LEIA SOBRE GLOBALIZAÇÃO (EFEITOS)
FONTE: pt.wikipedia.org (GLOBALIZAÇÃO)
“Nós vivemos na era da globalização, tudo converge, os limites vão desaparecendo”. Quem não ouviu, no mínimo, uma destas expressões nos últimos anos? A globalização é um chavão de nosso tempo, uma discussão que está na moda, onde opiniões fatalistas conflitam com afirmações críticas, e o temor de uma homogeneização está no centro do debate. Suposições de uma sociedade mundial, de uma paz mundial ou, simplesmente, de uma economia mundial, surgem seguidamente, cujas conseqüências levariam a processos de unificação e adaptação, aos mesmos modelos de consumo e a uma massificação cultural. Mas há que se perguntar: trata-se apenas de conceitos em disputa ou há algo que aponte, de fato, nesta direção? Quais são, afinal, os efeitos culturais da globalização?
O processo de constituição de uma economia de caráter mundial não é nada novo. Já no período colonial houve tentativas de integrar espaços intercontinentais num único império, quando a idéia de “dominar o mundo” ficou cada vez mais próxima. Por outro lado, a integração das diferentes culturas e povos como “um mundo” já foi desejada há muito tempo e continua como meta para muitas gerações. Sob esta ótica, o conceito de globalização poderia ter um duplo sentido, se ele não fosse tão marcado pelo desenvolvimento neoliberal da política internacional.








RESPOSTA CORRETA LETRA (A)


CLICK E LEIA SOBRE A IMIGRAÇÃO NO BRASIL
FONTE: pt.wikipedia.org (IMIGRAÇÃO NO BRASIL)
Povoamento imigrante no sul
Após a independência, a imigração passou a fazer parte da política Imperial, pois o Sul do Brasil continuava despovoado e alvo da cobiça dos países vizinhos. O governo passou a incentivar a implantação de núcleo de colonos imigrantes no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mão-de-obra imigrante no café
Porto de Santos, porta de entrada de milhões de imigrantes que foram para as plantações de café.
O momento mais importante da história da imigração no Brasil iniciou-se no fim do século XIX. Este processo imigratório, incentivado pelo governo e pelos senhores do café, objetivava utilizar trabalhadores europeus nas plantações de café.

Portanto, foi a expansão econômica e, em menor grau, a necessidade de colonização de regiões praticamente desabitadas do país que incentivaram a imigração para o Brasil.









RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

CLICK E LEIA SOBRE A EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL
FONTE: pt.wikipedia.org (EXPANSÃO TERRITORIAL DO BRASIL)
Nos estudos sobre a expansão territorial do Brasil, percebe-se que os limites do território brasileiro tiveram grande variação ao longo de sua história, considerando desde o período em que o país era uma colônia portuguesa. Tendo como grandes marcos o Tratado de Tordesilhas, as expedições conhecidas como entradas e bandeiras e as guerras e acordos diplomáticos do período do Barão do Rio Branco, o Brasil assistiu a grandes variações em suas fronteiras e limites.







RESPOSTA CORRETA LETRA (C)


CLICK NO LINK E LEIA SOBRA REVOLUÇÃO FRANCESA
FONTE: pt.wikipedia.org (REVOLUÇÃO FRANCESA)
Em agosto de 1790, foi votada a Constituição Civil do Clero, separando Igreja e Estado e transformando os clérigos em assalariados do governo, a quem deviam obediência. Determinava também que os bispos e padres de paróquia seriam eleitos por todos os eleitores, independentemente de filiação religiosa. O papa opôs-se a isso. Os clérigos deveriam jurar a nova Constituição. Os que o fizeram ficaram conhecidos como juramentados; os que se recusaram passaram a ser chamados de refratários e engrossaram o campo da contra-revolução







RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

CLICK E LEIA SOBRE FERNANDO COLLOR DE MELO
FONTE: pt.wikipedia.org (FERNANDO COLLOR DE MELO)
A sociedade civil também se manifestou: o candidato do PT recebeu o apoio majoritário dos sindicatos, dos movimentos sociais organizados e do MST em contraposição ao suporte maciço dado ao candidato do PRN pelos empresários, meios de comunicação e pelos grandes latifundiários, enquanto que a Igreja Católica se dividiu. Com o decorrer da campanha as pesquisas de opinião mostravam uma diferença cada vez menor entre os concorrentes e com isso a postura de Collor recrudesceu e atingiu seu ponto crítico quando o programa eleitoral do PRN exibiu um depoimento de Miriam Cordeiro, ex-namorada de Lula, que acusava o petista de ter planejado o aborto de Lurian, filha do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores