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quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Questões Resolvidas - UERJ - História - 2011 - 1° Etapa

Ciências Humanas - Parte 1
Ciências Humanas - Parte 2
Ciências Humanas - Parte 3
GABARITO - 1° ETAPA





QUESTÃO - 44 (Click na imagem para visualiza-lá melhor)


Fonte: Revista UERJ - Questão comentada pela UERJ



Alternativa correta: (C)

Eixo interdisciplinar: Trabalho e Tecnologia

Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre trabalho e tecnologia

Subitem do programa: Capitalismo

Objetivo: Discriminar uma característica estrutural do capitalismo e transferir conhecimentos sobre a dinâmica atual desse modo de produção para identificação de uma política econômica contemporânea.

Comentário da questão:

O modo de produção capitalista apresenta certas características estruturais que não se alteraram ao longo da história, como é o caso da sua organização sob a forma de uma economia de mercado. Esse aspecto do capitalismo é perceptível a partir do diálogo entre os personagens Calvin e Susie, acerca da relação entre oferta e procura. Por outro lado, a dinâmica desse modo de produção vem incorporando modificações, como é o caso do aumento da intervenção do Estado na economia, que pode ser identificada pela referência aos subsídios concedidos aos setores menos eficientes.

Percentual de acertos: 57,82%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
















QUESTÃO - 45 (Click na imagem para visualiza-la melhor)



Os conflitos relacionados à propriedade fundiária no Brasil possuem raízes históricas profundas e uma multiplicidade de agentes sociais envolvidos.
Na situação referida nos quadrinhos, um desses agentes sociais, o grileiro, é mais especificamente definido por:

(A) apoderar-se de terras de forma ilegal

(B) promover a segurança pessoal dos latifundiários

(C) pressionar os pequenos fazendeiros para a venda dos imóveis

(D) ocupar uma pequena área desprovida de título de propriedade



Alternativa correta: (A)

Eixo interdisciplinar: Trabalho e Tecnologia

Item do programa: Relações de trabalho no Brasil contemporâneo

Subitem do programa: Os conflitos sociais, a estrutura agrária e fundiária

Objetivo: Discriminar forma de ação do sistema de grilagem.

Comentário da questão:

A história da questão fundiária no Brasil é marcada pela violência e por estratégias ilícitas de apropriação de áreas rurais, que resultam nos índices elevados de concentração de terras no país. Um dos agentes sociais marcantes nesse cenário é o grileiro, personagem envolvido nessas ações ilegais tanto em áreas rurais quanto urbanas, frequentemente com o uso de títulos fraudulentos de propriedade e com o emprego da violência contra os ocupantes previamente estabelecidos nesses espaços.

Percentual de acertos: 57,99%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

















QUESTÃO - 46 (Click na imagem para visualiza-lá melhor)



Na imagem, visualiza-se a região da Baixada Santista, com as diversas cidades que compõem esse espaço do litoral paulista.
A análise da imagem permite reconhecer a ocorrência do seguinte processo socioespacial comum em cidades de áreas metropolitanas:

(A) favelização

(B) conurbação

(C) gentrificação

(D) verticalização



Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: Sociedade e Natureza

Item do programa: Aplicação das categorias espaço e tempo nas Ciências Humanas

Subitem do programa: Noções de cartografia e análise de mapas

Item do programa 2: Expansão urbana no mundo e no Brasil contemporâneo

Subitem do programa 2: Urbanização

Objetivo: Identificar a conformação espacial de fenômeno urbano.

Comentário da questão:

Um dos processos socioespaciais característicos da formação de áreas metropolitanas é a conurbação. É possível identificá-lo na carta-imagem referente à região da Baixada Santista, pois nela se observa a fusão dos espaços urbanos das cidades dessa região metropolitana paulista, sendo ainda mais perceptível no caso de Santos e São Vicente.

Percentual de acertos: 58,11%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)























QUESTÃO - 47 (Click na imagem para visualiza-lá melhor)


Com essas palavras, o demógrafo e economista francês Alfred Sauvy caracterizou, na década de 1950, a expressão Terceiro Mundo.
No contexto das relações internacionais a que se refere o texto, esse conceito foi utilizado para a crítica da:

(A) luta pela descolonização

(B) expansão do comunismo

(C) bipolaridade da Guerra Fria

(D) política da Coexistência Pacífica



Alternativa correta: (C)

Eixo interdisciplinar: Política e Cultura

Item do programa: Processo de integração mundial

Subitem do programa: Globalização/Fragmentação territorial, econômica, política, social e cultural na contemporaneidade

Objetivo: Discriminar conjuntura histórica associada ao conceito de Terceiro Mundo.

Comentário da questão:

A expressão Terceiro Mundo, conforme definida pelo demógrafo Alfred Sauvy, inseriu-se no quadro de tensões da Guerra Fria e funcionou como proposta de defesa dos interesses particulares de países mais pobres, em busca do que veio a ser a política de não alinhamento, defendida pela Conferência de Bandung. Em especial, nas décadas de 1950 e 1960, essa política correspondeu tanto a uma crítica da bipolaridade entre EUA e URSS, quanto a uma alternativa para a superação da mesma.

Percentual de acertos: 66,87%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



G1 - Guerra Fria é resultado do fim da 2ª Guerra Mundial
Fonte: www.globo.com (G1 - Vestibular)
Disciplina: História / Geografia

www.thiagoazredo.com.br ou htttp://thiagoazeredo.blogspot.com ( Professor Thiago Azeredo - Geografia - e-mail: azeredo.thiago@gmail.com )
Categoria:
Educação

Tema: Guerra Fria é o resultado do fim da 2° Guerra Mundial
Professor Igor Vieira (Curso PH)

Vamos trabalhar um tema bastante importante para o vestibular que é o período de Guerra Fria. A Guerra Fria, caracteriza o sistema político do emediato pós segunda
guerra mundial e se extende de 1947 até 1991, é um tema relevante porque vai se conectar a diversos outros temas importante que é abordado no vestibular, como por exemplo a descolonização Afro-Asiática. A lógica da Guerra Fria é muito simples nós temos o mundo bipolar dividido entre duas super potências EUA x URSS, de um lado os EUA, defendendo seu modelo de organização Capitalista. E do outo lado a união Sociética, que pretende impor ao mundo o modelo Socialista de organização. Dentro dessa lógica nós temos a disputa pela Hegemonia Mundia, EUA e URSS, rivalizando o controle do planeta. Porém dentro da estrutura lógica de uma guerra, sempre pensamos em um ataque militar. Entretanto, devido ao "Euilíbrio do Terror" esse ataque cruzados eram simplesmente inviágeis. Porque? De um lado EUA do outro URSS, ambos detendo tecnologia nuclear, uma ataque americano em território Soviético segnificaria uma resposta tão drastica que resultaria no colapso americano e o contrário também se confirma. Caso a URSS atacasse o EUA a resposta seria uma destruição total das Repúblicas Soviéticas. Portanto dentro da lógica custo benefício um atacaque direto é simplesmente despensável. Diante desse "Equilíbrio do Terror" a única saída para a união soviética e os EUA, era a "Disputa por áreas de Influências" ou seja quanto maior o número de áreas controlada pela URSS maior seria o poder URSS. A distribuição de áreas de influência começa a ser feita ainda durante a negociação de paz, da segunda guerra mundial nos tratados de Teerã (...) Conferência de Potsdam (...) você já tem a definição de algumas áreas de influência , dentro dessa lógica todos os conflitos que vão ocorrer no mundo ganham grande relevancia porque URSS e EUA, vão se envolver nesses conflitos direta ou indiretamente, o grande caso classico é a questão da Guerra do Vietnã, um problema interno e que acaba ganhando grandes proporções mundiais.



















QUESTÃO - 48 (Click na imagem para visualiza-la melhor)


Em finais do século XX, o processo de expansão do mercado mundial incorporou novos territórios, em virtude de diversos eventos políticos e econômicos.
No caso dos países constantes do gráfico, o padrão de evolução do PNB per capita pode ser explicado por problemas associados a:

(A) processo de unificação territorial violento

(B) crise mundial originada nos Estados Unidos

(C) encarecimento dos serviços da dívida externa

(D) transição da economia socialista para a capitalista


Alternativa correta: (D)

Eixo interdisciplinar: Política e Cultura

Item do programa: Processo de integração mundial

Subitem do programa: Globalização/fragmentação territorial, econômica, política, social e cultural na contemporaneidade

Objetivo: Explicar padrão de evolução do PNB em alguns países na década de 1990.

Comentário da questão:

O fim dos regimes do chamado “socialismo real” na antiga União Soviética deu início à fragmentação do país em quinze diferentes repúblicas e à subsequente transição em direção à economia de mercado. Esse processo ocorreu de forma relativamente acelerada e conturbada, resultando em problemas como inflação elevada, com a correspondente corrosão acentuada dos salários, desemprego e redução do consumo. Esse quadro pode ser claramente identificado no gráfico analisando-se o comportamento das curvas de evolução do PNB por habitante, as quais declinam significativamente nos cinco primeiros anos, que podem ser considerados um período de transição, recuperando-se gradualmente a partir de então.

Percentual de acertos: 61,91%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
















QUESTÃO - 49 (Click na imagem para visualiza-la melhor)


Nas duas últimas décadas, o governo federal vem propondo ações no sentido de oferecer uma resposta às transformações na composição etária da população brasileira.
Essas ações têm seguido uma tendência que se manifesta mais diretamente na seguinte iniciativa:

(A) revisão das bases da legislação sindical

(B) alteração das regras da previdência social

(C) expansão das verbas para o ensino fundamental

(D) ampliação dos programas de prevenção sanitária



Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: Sociedade e Natureza

Item do programa: Dinâmica populacional, migrações e transformações socioculturais no mundo e no Brasil, ao longo do processo histórico

Subitem do programa: Aspectos do crescimento, estrutura e mobilidade no espaço

Eixo interdisciplinar 2: Política e Cultura

Item do programa 2: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira

Subitem do programa 2: Características e impasses da ordem democrática

Objetivo: Discriminar ação do governo federal relacionada à composição etária da população.

Comentário da questão:

As transformações na pirâmide etária brasileira, entre 1980 e 2010, indicam, de acordo com o gráfico, o envelhecimento proporcional da população, visível no crescimento numérico de pessoas nas faixas situadas entre 20 e 54 anos. Tal aspecto, somado ao aumento da expectativa de vida, ocasiona a necessidade de redimensionar a política previdenciária, visando a contemplar a projeção do aumento de pensões e aposentadorias e o equacionamento entre tempo de trabalho e arrecadação de contribuições dessa natureza.

Percentual de acertos: 56,80%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

(Entenda as consequências do envelhecimento da população no mundo)



Professor de geografia comenta o Censo



Censo 2010 é tema de aula de geografia
















QUESTÃO - 50 (Click na imagem para visualiza-la melhor)


Os impactos de fenômenos geológicos e climáticos podem variar na história, como ilustram as reportagens sobre as erupções vulcânicas na Islândia, em 1783 e 2010.
Nos dois casos apresentados, o fator natural contribuiu para reforçar a relação de interdependência entre:

(A) contextos políticos - atendimento das demandas sociais

(B) decisões econômicas - resolução dos problemas ambientais

(C) avanços tecnológicos - diminuição das insatisfações populares

(D) progressos científicos - redimensionamento das catástrofes naturais



Alternativa correta: (A)

Eixo interdisciplinar: Sociedade e Natureza

Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre sociedade e natureza

Subitem do programa: Meio ambiente, ecologia e ciência

Objetivo: Identificar a interdependência entre catástrofes naturais e seus contextos sociais e políticos.

Comentário da questão:

A região da Islândia há muito é afetada pelo impacto de erupções vulcânicas. As reportagens apresentam, em momentos distintos, 1783 e 2010, efeitos desses fenômenos em contextos históricos bastante diferenciados: o processo revolucionário francês e a crise internacional da atualidade. Apesar das diferenças, entretanto, é possível identificar a relação de interdependência entre decisões políticas e atendimento de demandas sociais, em situações de catástrofes ambientais causadas por fenômenos naturais.

Percentual de acertos: 48,34%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
























QUESTÃO - 51 (Click na imagem para melhor visualiza-lá)



A dinâmica interna de uma região metropolitana é extremamente complexa, dada a variedade das interações que se estabelecem entre os aglomerados que a compõem.
Na tabela acima, evidencia-se o tipo de interação denominado de:

(A) repulsão urbana

(B) migração de retorno

(C) movimento pendular

(D) fluxo de transumância



Alternativa correta: (C)

Eixo interdisciplinar: Sociedade e Natureza

Item do programa: Dinâmica populacional, migrações e transformações socioculturais no mundo e no Brasil, ao longo do processo histórico

Subitem do programa: Aspectos do crescimento, estrutura e mobilidade no espaço

Objetivo: Reconhecer tipo de mobilidade espacial da população.

Comentário da questão:

A análise do gráfico permite identificar os movimentos populacionais do tipo pendular, característicos dos espaços metropolitanos. Esses fluxos caracterizam-se pelos deslocamentos diários, para fins de trabalho ou estudo, para unidades geográficas distintas daquelas de moradia. No caso das áreas metropolitanas, conforme observa-se no gráfico, os movimentos pendulares ocorrem entre as cidades da periferia e a metrópole, envolvendo parcelas expressivas da população residente.

Percentual de acertos: 58,09%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)















QUESTÃO - 52 (Click na imagem para visualizá-la melhor)


O fenômeno descrito no texto, que vem ocorrendo nas últimas décadas, corresponde mais diretamente ao seguinte processo socioespacial:

(A) hierarquização

(B) regionalização

(C) metropolização

(D) territorialização



Alternativa correta: (D)

Eixo interdisciplinar: Sociedade e Natureza

Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre sociedade e natureza

Subitem do programa: Território

Objetivo: Identificar processo socioespacial.

Comentário da questão:

O texto descreve um processo socioespacial de controle sobre um determinado espaço - no caso, comunidades populares -, que é transformado em território. Essa territorialização pode ser percebida a partir da referência aos mecanismos de controle impostos pelos traficantes, os quais restringem a circulação nessas áreas.

Percentual de acertos: 62,51%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



G1 - Professor faz breve análise conceitual de território
Fonte: www.globo.com (G1 - Vestibular)
Disciplina: Geografia

www.thiagoazeredo.com.br ou http://thiagoazeredo.blogspot.com ( Professor Thiago Azeredo - Geografia - e-mail: azeredo.thiago@gmail.com )
Categoria:
Educação

















QUESTÃO - 53 (Click na imagem para visualizá-la melhor)



O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em:

(A) taylorismo – produção flexível

(B) fordismo – produção em série

(C) toyotismo – fragmentação da produção

(D) neofordismo – terceirização da produção


Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: Trabalho e Tecnologia

Item do programa: Relações de trabalho no mundo moderno

Subitem do programa: O desenvolvimento tecnológico e científico e as formas de organização do trabalho e de exploração e uso dos recursos do meio ambiente

Objetivo: Identificar o modelo fordista e uma de suas características.

Comentário da questão:

O modelo produtivo fordista correspondeu ao momento histórico do capitalismo em que se formou a sociedade de consumo de massa, na qual a maioria da população passou a ter amplo acesso ao consumo de bens e serviços. O auge desse processo ocorreu nas décadas de 1950 e 1960, contexto no qual se insere a obra de Andy Warhol, o que ajuda a explicar o consumo como um tema importante em seus trabalhos. Um elemento marcante do artista era a técnica da repetição, o que guarda correspondência com uma característica central do fordismo: a produção em série de produtos padronizados, tornando-os mais baratos e acessíveis à população.

Percentual de acertos: 79,14%

Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)















QUESTÃO - 54 (Click na imagem para visualizá-la melhor)


A crise financeira que se intensificou no mundo a partir do mês de outubro de 2008 colocou em xeque as políticas neoliberais, adotadas por muitos países a partir da década de 1980.
A principal crítica ao neoliberalismo, como causador dessa crise, está relacionada com:

(A) diminuição das garantias trabalhistas

(B) estímulo à competição entre as empresas

(C) reforço da livre circulação de mercadorias

(D) redução da regulação estatal da economia



Alternativa correta: (D)

Eixo interdisciplinar: Política e Cultura

Item do programa: Processo de integração mundial

Subitem do programa: Globalização/fragmentação territorial, econômica, política, social e cultural na contemporaneidade

Objetivo: Explicar crise financeira no atual contexto da doutrina neoliberal da economia.

Comentário da questão:

A doutrina econômica neoliberal ou neoclássica é pautada na concepção geral de que o mercado é autorregulável, o que resulta na convicção de que a ação do Estado como regulador da economia deve ser minimizada. É justamente a influência desse aspecto da doutrina sobre as políticas de regulação dos mercados financeiros e imobiliários que foi apontada como a causa principal da crise iniciada em 2008. Para os críticos, a reduzida regulação estatal provocou desequilíbrios que só puderam ser identificados quando já era tarde demais para que as ações do Estado fossem capazes de evitar as suas piores consequências.

Percentual de acertos: 56,17%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

















QUESTÃO - 55 (Click na imagem para visualizá-la melhor)



Um dos principais fatores que possibilitaram as mudanças representadas no gráfico é:

(A) elevação do poder aquisitivo

(B) ampliação da expectativa de vida

(C) estabilização da oferta de emprego

(D) diminuição da taxa de analfabetismo



Alternativa correta: (A)

Eixo interdisciplinar: Trabalho e Tecnologia

Item do programa: Relações de trabalho no Brasil contemporâneo

Subitem do programa: Industrialização, desenvolvimento e dependência

Objetivo: Identificar fator relacionado a mudanças no perfil socioeconômico da população brasileira entre 2002 e 2009.

Comentário da questão:

De acordo com o gráfico, houve crescimento da classes AB e C e diminuição das classes D e E, apontando igualmente para os percentuais relativos à mudança de classe econômica, na sociedade brasileira, entre os anos de 2002 e 2009. Tendo em vista que a divisão em classes econômicas está associada ao poder de compra e às condições de vida, tais transformações, assim relacionadas, permitem concluir que houve nesse momento o aumento do poder aquisitivo de segmentos populacionais.

Percentual de acertos: 54,12%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

















QUESTÃO - 56 (Click na imagem para visualiza-lá melhor)


Alternativa correta: (A)

Eixo interdisciplinar: Política e Cultura

Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira

Subitem do programa: Heranças coloniais, hierarquias e exclusões sociais; conflitos e negociações políticas nas transformações do Estado

Objetivo: Discriminar causa principal da Revolta da Chibata associada à reivindicação pelos direitos de cidadania no Brasil durante a Primeira República (1889/1930).

Comentário da questão:

O episódio conhecido como Revolta da Chibata correspondeu a uma sublevação armada de marinheiros. Descontentes com as condições precárias de trabalho que então vigoravam na Marinha, os revoltosos exigiram melhorias, alegando os direitos constitucionais garantidos pela ordem política republicana. Entre os problemas enfrentados pelos marinheiros, muitos, naquele momento, afrodescendentes, destacava-se a aplicação de castigos físicos, representando, para os grupos hierarquicamente subalternos, a permanência de heranças escravistas e a limitação do pleno exercício da cidadania.

Percentual de acertos: 48,17%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

















QUESTÃO - 57 (Click na imagem para visualizá-la melhor)


A comparação entre a propaganda comemorativa do cinquentenário de Brasília e o trecho da reportagem explicita aspectos contraditórios do processo de crescimento urbano do Distrito Federal.
Um dos principais aspectos responsáveis por essas contradições é:

(A) inexistência de recursos públicos destinados à infraestrutura habitacional

(B) concentração fundiária derivada da demanda por mão de obra qualificada

(C) retração das atividades industriais ligada à modernização do setor de serviços

(D) intensificação do fluxo migratório associada à insuficiência de postos de trabalho formal



Alternativa correta: (D)

Eixo interdisciplinar: Sociedade e Natureza

Item do programa: Expansão urbana no mundo e no Brasil contemporâneo

Subitem do programa: Processos históricos de formação do Rio de Janeiro e de Brasília como cidades-capitais.

Objetivo: Discriminar aspecto principal responsável por contradições socioeconômicas do processo de expansão urbana de Brasília.

Comentário da questão:

A propaganda do cinquentenário de Brasília destaca informações que enaltecem características daquele centro urbano, como o patrimônio arquitetônico e a elevada renda per capita. O crescimento urbano dessa cidade, todavia, acarretou problemas de habitação e saneamento, conforme relata a reportagem. Tais problemas afetam, particularmente, as populações de migrantes, as quais, em fluxos crescentes, atraídas por possibilidades de emprego, não conseguiram, em muitos casos, o acesso a postos de trabalho formal.

Percentual de acertos: 34,47%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
















QUESTÃO - 58 (Click na imagem para visualizá-la melhor)


Os monumentos históricos possuem relação com a memória, de modo a destacar imagens e valores para a identidade coletiva de povos e sociedades. As fotos acima retratam monumentos históricos brasileiros produzidos em épocas distintas. A comparação entre ambos evidencia uma mudança refererente à identidade nacional brasileira.
Essa mudança está mais claramente vinculada à valorização da:

(A) tradição democrática

(B) integração territorial

(C) miscigenação racial

(D) diversidade étnica



Alternativa correta: (D)

Eixo interdisciplinar: Política e Cultura

Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira

Subitem do programa: Cultura e identidade nacional

Objetivo: Identificar alteração nos valores da identidade nacional brasileira na contemporaneidade.

Comentário da questão:

O monumento dedicado às bandeiras paulistas, de 1953, e o referente a Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, inaugurado em 1986, indicam ênfases particulares quanto à comemoração de episódios da história brasileira: a importância do desbravamento territorial e o reconhecimento de manifestações de resistência à escravidão. Denotam, dessa forma, uma alteração nos valores de caracterização da identidade nacional brasileira em que as ações de diversos grupos sociais e étnicos passam a desfrutar de igual importância, nas suas variadas contribuições e heranças.

Percentual de acertos: 50,00%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)















QUESTÃO - 59 (Click na imagem para visualiza-lá melhor)


As exposições internacionais iniciaram-se em Londres, em 1851. A Torre Eiffel, um dos símbolos da cidade de Paris, foi erguida para a exposição de 1889, comemorativa do centenário da Revolução Francesa.
Durante a expansão capitalista europeia, no século XIX, essas exposições tiveram como principal objetivo ressaltar a importância da:

(A) cooperação financeira franco-britânica

(B) modernização tecnológica da produção

(C) consolidação das democracias burguesas

(D) uniformização dos padrões de desenvolvimento



Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: Sociedade e Natureza

Item do programa: Formação histórica do mundo industrial moderno

Subitem do programa: Desenvolvimento tecnológico e transformação da natureza

Objetivo: Identificar os objetivos das exposições internacionais do século XIX, nos quadros da expansão capitalista europeia.

Comentário da questão:

A expansão capitalista em países europeus, ao longo do século XIX, foi processo decorrente da Revolução Industrial. Associou-se, entre outros aspectos, à mecanização da produção, nos termos da maior articulação entre invenções científicas, criação de novas tecnologias e aplicabilidade das mesmas na estrutura econômica. Nesse contexto, a realização das exposições internacionais, a partir da década de 1850, materializou a importância daquela articulação, favorecendo uma ostentação dos resultados da modernização tecnológica para a promoção do progresso e da civilização, como exemplificado pela construção da Torre Eiffel.

Percentual de acertos: 45,93%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
















QUESTÃO - 60 (Click na imagem para visualiza-la melhor)



O disco e a música Tropicália tornaram-se símbolos do “Tropicalismo”, movimento protagonizado por artistas e intelectuais, no Brasil, em finais da década de 1960.
Esse movimento destacou-se, principalmente, pela seguinte proposta:

(A) valorização do pluralismo cultural

(B) denúncia das influências estrangeiras

(C) enaltecimento da originalidade nacional

(D) defesa da homogeneização de comportamentos sociais



Alternativa correta: (A)

Eixo interdisciplinar: Política e Cultura

Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira

Subitem do programa: Cultura e identidade nacional; cidadania, participação política e sociedade de consumo na contemporaneidade

Objetivo: Identificar principal proposta do movimento tropicalista.

Comentário da questão:

No contexto da década de 1960, como expressão de contestação e de irreverência, o Tropicalismo reuniu artistas e intelectuais preocupados com mudanças nos valores de caracterização da cultura brasileira. Realizaram então experimentações diversas, no espírito de promover a “geleia geral”, misturando tradições e inovações, em particular no campo da produção musical. Representaram, à sua maneira, a arte pop e a utilizaram como meio de refletir criticamente sobre a realidade da época, enfatizando suas contradições e, paralelamente, as possibilidades inventivas do pluralismo de grupos, etnias, hábitos e costumes.

Percentual de acertos: 28,39%

Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)

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