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quarta-feira, 2 de junho de 2010

Questões Resolvidas - UERJ - 1° Fase - 2010 - 2° Qualificação

Conhecimento Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias 1° Parte - UERJ - 2010
Conhecimento Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias 2° Parte - UERJ - 2010
Gabarito História - UERJ - 2010 - 2° Qualificação



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DADOS RETIRADOS DA REVISTA UERJ!

Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: Política e Cultura

Item do programa: Processo de integração mundial

Subitem do programa: Globalização/fragmentação na contemporaneidade

Objetivo: Discriminar conjuntura mundial associada à corrida espacial.

Comentário da questão:

O período entre o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e a década de 1980 foi marcado pela chamada Guerra Fria, que se caracterizou, entre outros, pelas disputas por áreas de influência e por hegemonia política entre os EUA e a antiga URSS. Nesse contexto, a supremacia na tecnologia de comunicações e de viagens áreo-espaciais era um objetivo perseguido, dando ensejo ao que veio a ser conhecido como a “corrida espacial”. Entende-se, nesse aspecto, a importância da foto, internacionalmente divulgada, na qual se veem o astronauta que pela primeira vez pisou o solo lunar, ao lado da bandeira norte-americana.

Percentual de acertos: 61,09%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)






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DADOS RETIRADOS DA REVISTA UERJ!

Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: Trabalho e Tecnologia

Item do programa: Relações de trabalho no mundo moderno

Subitem do programa: A dinâmica entre os processos de produção, o desenvolvimento tecnológico e científico e as formas de organização do trabalho

Objetivo: Discriminar características da organização social indiana.

Comentário da questão:

No fragmento de texto, retirado de uma obra literária, o autor recorre a uma metáfora para explicar a transição da sociedade tradicional indiana em direção ao modo de produção capitalista. Ele apresenta a sociedade de castas na qual a posição do indivíduo na estrutura social (a casta a que pertencia) já definia seu papel na produção , e a contrapõe à sociedade capitalista, polarizada em duas classes sociais fundamentais, denominadas por ele como a dos “sem barriga” (os proletários) e a dos “barrigudos” (os burgueses).

Percentual de acertos: 68,55%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)






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DADOS RETIRADOS DA REVISTA UERJ!

Alternativa correta: (A)

Eixo interdisciplinar: Política e Cultura

Item do programa: Conflitos políticos no mundo contemporâneo

Subitem do programa: Imperialismo

Eixo interdisciplinar 2: Sociedade e Natureza

Item do programa 2: Aplicação das categorias espaço e tempo nas Ciências Humanas

Subitem do programa 2: Noções de cartografia e análise de mapas

Objetivo: Discriminar a dimensão ideológica da representação cartográfica.

Comentário da questão:

O mapa, distribuído nos Estados Unidos no auge da Guerra do Vietnã, é um exemplo claro da propaganda política anticomunista dos anos de 1960. A mensagem principal é que a ajuda econômica oferecida à União Soviética e aos países socialistas da Europa Oriental se revertia em apoio aos combatentes vietnamitas e resultava na morte de soldados norte-americanos.

Percentual de acertos: 50,58%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)





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DADOS DA REVISTA UERJ!

Alternativa correta: (C)

Eixo interdisciplinar: Política e Cultura

Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política e cultura

Subitem do programa: Estado e cidadania

Objetivo: Identificar fator restritivo de acesso a direitos constitucionais.

Comentário da questão:

Uma das características da atual Constituição Brasileira, promulgada em 1988, é a considerável ampliação da cidadania, abrangendo garantias políticas e sociais, como os direitos à educação e à moradia. O acesso aos mesmos, contudo, é limitado pelas condições de vida de segmentos expressivos da população brasileira, em que a situação de pobreza e a baixa renda tornam-se elementos de exclusão. A charge de Miguel Paiva ironiza, de forma crítica, essa contradição.

Percentual de acertos: 74,90%

Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)







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DADOS RETIRADOS DA REVISTA UERJ!

Alternativa correta: (B)

Eixo interdisciplinar: Política e Cultura

Item do programa: Processo de integração mundial

Subitem do programa: A inserção de países da América Latina

Objetivo: Discriminar contexto político associado às divergências entre OEA e ALBA.

Comentário da questão:

A criação da ALBA (Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América), em 2004, formalizou a crítica de governos latino-americanos às pressões da diplomacia norte-americana, no âmbito das decisões da OEA e da Cúpula das Américas, em especial quanto à permanência do bloqueio a Cuba. A posição do governo venezuelano de Hugo Chávez é o principal indicador da crescente resistência de governos de orientação nacionalista à tradicional hegemonia dos EUA no mundo americano.

Percentual de acertos: 56,91%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)






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DADOS RETIRADOS DA REVISTA UERJ!

Alternativa correta: (C)

Eixo interdisciplinar: Política e Cultura

Item do programa: Processo de integração mundial

Subitem do programa: Globalização/fragmentação; a inserção de países da África

Objetivo: Descrever causalidade histórica associada ao IDH de uma região do planeta.

Comentário da questão:

O cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano leva em conta um conjunto de indicadores que avaliam as condições gerais de vida das populações. Os condicionamentos históricos que afetam esse índice variam de sociedade para sociedade, podendo, contudo, ser agrupados de acordo com processos gerais da história moderna e contemporânea. Destaca-se, assim, o caso particular dos efeitos da ocupação imperialista, das lutas de descolonização e do neocolonialismo, em diversas regiões do continente africano, marcadas, ainda hoje, pelos baixos índices do IDH, como representado no mapa.

Percentual de acertos: 44,96%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)






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DADOS RETIRADOS DA REVISTA UERJ!

Alternativa correta: (A)

Eixo interdisciplinar: Sociedade e Natureza

Item do programa: Dinâmica populacional, migrações e transformações socioculturais no mundo e no Brasil, ao longo do processo histórico

Subitem do programa: Aspectos do crescimento, estrutura e mobilidade no espaço

Objetivo: Identificar indicador determinante na demografia de diferentes regiões.

Comentário da questão:

A análise do gráfico permite reconhecer que a região Nordeste era mais populosa do que a região Sudeste em 1872. No entanto, ao longo do século XX, esta ultrapassa a participação relativa do Nordeste no conjunto da população brasileira, ampliando-se continuamente a diferença entre ambas. Considerando a necessidade da informação prévia de que não há desnível expressivo do crescimento vegetativo em favor do Sudeste, fica evidenciado que os diferentes ritmos demográficos só podem ser explicados pelo fenômeno das migrações internas entre as duas regiões do país.

Percentual de acertos: 86,26%

Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)





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QUESTÃO 52


lternativa correta: (D)

Eixo interdisciplinar: Política e Cultura

Item do programa: Conflitos políticos no mundo contemporâneo

Subitem do programa: Imperialismo e neocolonialismo; rivalidades nacionais, regionais e étnico-culturais

Objetivo: Exemplificar as principais características da geopolítica americana durante a década de 1980.

Comentário da questão:

A ordem geopolítica da Guerra Fria, acentuada durante o governo Reagan, foi profundamente marcada não só pela bipolaridade no campo político-ideológico, como também pelas práticas de imperialismo econômico. A representação do mapa destaca essas características, tanto pelas dimensões de cada espaço do mundo quanto pelas denominações atribuídas aos diferentes territórios.

Percentual de acertos: 69,78%

Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

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